O que você achou do artigo?

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Moscas praticam poliandria para melhorar a saúde dos descendentes.

Podemos observar a genética em diversos aspectos na natureza. Entre eles, está o comportamento e o hábito dos animais. As heranças genéticas definem suas características físicas e comportamentais, procurando sempre a adaptação ao meio e a perpetuação da espécie.
Tenho como pretensão cursar Ciências Biológicas com foco em pesquisa na área de zoologia, estudando o modo de agir dos animais em função do ambiente, das condições de vida – como a disponibilidade de alimentos – e mecanismos fisiológicos de sobrevivência, como os químio-receptores que os tubarões têm na pele que determinam a presença de substâncias nocivas na água, avaliam a salinidade e outros parâmetros químicos. [1]
Acasalamento de moscas
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Exeter indica que, para a fêmea, a incerteza de que um parceiro foi efetivo para procriar pode levá-las a acasalar com mais de um macho, o que é chamado de poliandria. Além disso, a possibilidade de incrementar a variabilidade genética da prole também é um motivo para tal prática.
Na espécie Drosophila pseudoobscura (moscas-da-fruta), a poliandria tem o propósito de melhorar a saúde. Em alguns machos, há a presença do gene SR em seu cromossomo X, um elemento gênico egoísta no genoma que tem como objetivo estar no maior número possível de descendentes.
            O gene SR reduz a fertilidade do macho, matando espermatozóides que não o possuem, como os de cromossomo Y. Sendo assim, pode ocorrer de a fêmea copular com um macho portador do gene SR, tendo em vista que não há como diferenciá-lo de um macho normal.
A poliandria foi uma forma da fêmea aumentar as chances de acasalamento com machos que não possuem o gene egoísta para garantir a saúde de seus descendentes.
Por fim, é importante notarmos como é complexo o ambiente animal, em que elementos genéticos mudam todo o comportamento de uma espécie.

                                          Mais sobre a poliandria...

            Apesar de a poliandria, onde uma fêmea acasala simultaneamente com dois ou mais machos, não ser uma prática comum, geralmente os machos são abandonados após a cópula para que a fêmea possa cuidar de seus ovos.
            A mesma prática, mas com inversão de sexo é a poliginia. Ou seja, um macho acasala com várias fêmeas.
            Em alguns casos, pode acontecer (nas aves, por exemplo) a mistura de poliginia e poliandria, prática denominada promiscuidade, em que ocorre acasalamento entre várias fêmeas e vários machos. [2]

                                            Probabilidade de fecundação...

            Estudos realizados por estudantes da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias e Ciências Biológicas da Unesp indicam que, na prática de poliandria, o macho que tem mais chances de fecundar a fêmea é aquele que possui o maior testículo (levando em conta sua massa corporal), em função do maior investimento na produção de gametas. [3]


                                                          Por Marjorie Nunes





    


       














           
Webgrafia...


[1] http://www.saudeanimal.com.br/tubarao.htm - Características do tubarão.
Último acesso em 22/10/2010

[2] http://www.spzoo.org.br/0205.htm - Definição de poliandria, poliginia e promiscuidade.
Último acesso em 18/11/2010

[3] http://prope.unesp.br/xxi_cic/27_36835227800.pdf - Probabilidade de fecundação dos machos com maiores testículos.
Último acesso em 18/11/2010

Último acesso em 18/11/2010

Último acesso em 18/11/2010


http://www.oversodoinverso.com/wp-content/uploads/2009/10/moscas2.jpg - Charge das moscas.
Último acesso em 18/10/2010


http://www.oversodoinverso.com/wp-content/uploads/2009/10/moscas9.jpg - Charge das moscas II.
Último acesso em 18/10/2010


http://i203.photobucket.com/albums/aa271/ovelhaperdida/amor-as-moscas.gif - Charge das moscas III.
Último acesso em 18/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário